Fogo-fátuo.

quinta-feira, 24 de outubro de 2013




Minha alma - a madita sob a cruz
Segue o rumo da peste e da agonia
E se cobre de dor, desgraça, e pus.
A maldita da noite, abolida do dia!

Errante por entre as velhas sepulturas
Segue a sombra entoando, em noite fria 
O canto dolente das próprias desventuras
Enquando acende o fogo da candearia:

Descansa, oh, minha dor!
E busca na noite mais escura
Refúgio para tanta amargura,
O silêncio acolhedor...

Se amansa, oh, meu sofrer!
Posto que minha voz é lamento
E ressoante, faz-se  o acalento
Pra minha dor adormecer.

Perdão, perdão aos quatro ventos
Pois sou filho do vinho, profano
E não nego os meus pecados
De um reles ser humano...

Súbita como surgiu, a sombra desvanece
Tal qual fogo-fátuo, assombro dos tolos
E leva consigo os infindos desconsolos
Entoados, ainda, na repetida antiga prece!

E some a sombra por entre o campo morto
O pendor, a treva e o mal são passageiros
Não se iluda, também o gozo e o conforto
Se apagam como o fogo daqueles candeeiros...

0 surtos poéticos/patéticos: